10EPK
1 2 3 4 5 6 7 8

 

CONCEITO

evropska prestolnica kulturem

Uma cidade em torno de um rio... Numa das margens a memória da cidade medieval na outra margem a ambição da modernidade e ligação com a cidade antiga.

As necessidades do local e a sua historia, definem o mote da intervenção...dinamizar o antigo centro histórico da cidade fazendo-o comunicar com a sua área envolvente e restante cidade, dando-lhe uma nova alma e restituindo as vivências perdidas de outros tempos.

A solução, passa por uma ponte que se transcenda no próprio sentido da palavra, que seja mais do que uma simples ligação entre dois extremos ... do que um simples passar para o lado de lá ... mais ainda do que um mero gesto rotineiro de quem necessita alcançar a outra margem. A ponte, é aqui historia e memória, local de encontro e convivência, repouso e contemplação ... é praça, faz cidade. 

O local onde outrora “habitou” a primeira ponte existente na cidade, da qual só restam memórias, da agora lugar a uma sucessão ritmada de elementos, que se estendem ao longo do rio percorrendo os lugares de uma memória  apagada pelo tempo. Este conjunto de elementos separados entre si, como se de fragmentos dessa mesma memória se tratassem, conferem leveza e transparência à nova ponte fazendo com que o seu corpo se  solte ... se deixe diluir na água ... na paisagem ... na cidade. A sua presença é quase negada pela transparência que oferece a quem a per corre, nem que seja com um simples  olhar. 

A dinâmica do movimento imposto pelo percurso aliada à fluidez da sua forma origina a criação de uma bolsa de descompressão, uma praça/miradouro, que alimenta o percurso e a vida social da cidade  transformando  o mero acto de travessia em algo socialmente mais complexo.

O rio que outrora fora um mero espectador do quotidiano das suas margens assume agora um papel activo na criação de fluxos e dinâmicas populacionais, convertendo-se num  espaço/praça que pontua a vida social da cidade.

 

Este novo “habitante” da cidade encerra em si a memória do passado e a ambição do futuro.

 

 

FICHA TÉCNICA

Código
10EPK
Projecto
INFRA-ESTRUTURAS
Ano de Projecto
2010
Área
120m
Valor de Obra
€3 000 000
Localização
Drava River | Maribor
Cliente
Capital Europeia da Cultura
Autoria
spaceworkers®
Equipa

arquitectos coordenadores:

  • henrique marques - arquitecto
  • rui dinis - arquitecto

arquitectos colaboradores:

  • sérgio rocha - arquitecto
  • rui rodrigues - arquitecto
  • josé oliveira - arquitecto

engenharias:

  • struconcept, Lda