Vídeo por Building Pictures

17.11.2016

"Esta é a história de uma rapariga… …e do seu triciclo vermelho. E de uma casa magnífica" inspirada em "The Shining" de Stanley Kubrick."

No filme sobre a Casa Cabo de Vila, dos arquitetos Spaceworkers, em vez de usar o triciclo e o espaço para instalar um senso de loucura, a ideia é mostrar que a casa não tem barreiras entre os diferentes espaços, apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e permite um contacto visual mútuo. Não há melhor forma de demonstrar isso do que seguir uma jovem enquanto percorre a casa.

Neste filme da Building Pictures, o percurso começa na garagem e segue para uma longa secretária de estudo e uma guitarra elétrica, passando para a área de estar e a sala de televisão, que inclui um fogão suspenso a lenha.
Aqui, ela faz uma pausa e entra na sala de estar para observar as vistas de Paredes.

Ela volta a montar-se na bicicleta e pedala até à cozinha e à sala de jantar, atravessando também a parede de cortinas brancas que separa as zonas mais privadas. Depois, sai para o exterior e pedala ao longo da fachada de vidro. As reflexões criam uma ligação entre a casa e o ambiente rural ao seu redor.

Seguimos a rapariga pelo pátio de uma casa que começa onde termina e que se funde com a paisagem em constante transformação. O vídeo continua com uma série de imagens da casa, transmitindo a ideia de que esta se integra no ambiente rural.

O filme termina de forma surpreendente, com um toque de humor.
A Casa Cabo de Vila tenta eliminar todas as paredes e barreiras entre os espaços, da mesma forma que este filme tenta romper com a forma habitual de representar arquitetura.